segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resposta aos alunos: "Por que nós alunos, temos que estudar Matemática?"

“Os motivos são muitos, a Matemática é ferramenta essencial na construção da cidadania, além disso, ajuda na conquista da autonomia, é auxiliadora no desenvolvimento da criatividade e na capacidade de raciocínios mais rápidos e precisos ”.
[1] Parágrafo inicial do texto de José de Arimatéia Fernandes e Carlos André Carneiro de Oliveira, docente e discente, respectivamente, do curso de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Este texto foi apresentado no III ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFCG, OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZANDO O DIA-A-DIA.
Isso nossos professores falam, mas por que nós alunos devemos mesmo estudar Matemática?
Imagine-se chegando a uma loja de carros; lá você pergunta ao atendente qual o preço de dois estilos diferentes A e B de um mesmo carro, ele informa e diz as vantagens de levar o carro A e não o B. Bem, o carro A tem um gasto de gasolina 12% menor que o B, tem o IPVA 8% menor que o B e ainda levando em consideração a valorização do carro A, seu preço aumentará crescentemente cerca de 2% ao ano, isso será rentável quando você quiser revendê-lo.
Você olha para o atendente e acredita que tudo que ele fala é realmente muito bom e leva o carro A, mas sinceramente não consegue perceber esta diferença, pois não entende de Porcentagem e Matemática Financeira.

E olha a Matemática aí, gente! Trata-se de um caso ilustrativo, mas pode acontecer a qualquer momento com qualquer conteúdo que envolve Matemática e qualquer um de nós.

Este é um pequeno exemplo da utilidade e importância desta ciência na nossa sociedade e na nossa vida. A matemática sempre esteve ligada a soluções de problemas da sociedade desde a antiguidade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida; nos dias atuais damos esta honra à tecnologia. Mas e de onde vieram e ainda vêm estas ideias tecnológicas? Grande parte das ferramentas utilizadas para gerar tecnologia tem como base conhecimentos matemáticos.

Esperamos que essas sejam algumas das razões pelas quais devemos estudar e apreciar esta ciência! As outras razões descobriremos ao longo da vida cotidiana.
Mãos à obra, vamos estudar Matemática!

Texto elaborado e apresentado nas apostilas do Curso Supletivo do colégio Alfa, o qual sou professora de Matemática no período noturno.

"Mostrar o por quê antes que perguntem pra quê!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que você achou?