sábado, 24 de setembro de 2011

Tabela de Potências

Por que utilizar uma Tabela de Potências?

Quando efetuamos alguns cálculos matemáticos em diversos níveis de ensino, utilizamos alguns instrumentos para facilitar e agilizar a busca pelo resultado. Alguns dos mais utilizados instrumentos são tabelas criadas pelo alunos para sintetizar resultados obtidos, fórmulas dadas, etc.
Neste enfoque, mostraremos abaixo uma tabela de potências.
Esta tabela foi publicada, em especial, aos alunos da 2ª Série do Ensino Médio do Curso e Supletivo Alfa, que estão estudando Progressões Geométricas e, constantemente, deparam-se com cálculos que precisam do resultado de potências nas bases 2, 3, 4, 5 e algumas outras.
Como comentado acima, com o intuito de facilitar e agilizar a busca pelos resultados dos cálculos em P.G., utilizaremos a tabela abaixo:

 
Como utilizar a Tabela?


Você deve utilizar os números da coluna lilás como base e os números da linha amarela como expoentes. O encontro destes números na tabela resultará na potência desejada. 
Exemplo:

Se o seu objetivo é saber quanto é 2 elevado na potência 4, procure o número 2 na coluna lilás e o número 4 na linha amarela, o encontro deles na tabela dará como resultado 16.

Solicito aos alunos, imprimirem a tabela e, tentarem utilizá-la resolvendo os exercícios propostos em sala e na apostila. Quaisquer dúvidas referente a sua utilização serão respondidas em sala de aula, durante a próxima semana.

Aproveitem esta oportunidade e estudem para a nossa avaliação!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resposta aos alunos: "Por que nós alunos, temos que estudar Matemática?"

“Os motivos são muitos, a Matemática é ferramenta essencial na construção da cidadania, além disso, ajuda na conquista da autonomia, é auxiliadora no desenvolvimento da criatividade e na capacidade de raciocínios mais rápidos e precisos ”.
[1] Parágrafo inicial do texto de José de Arimatéia Fernandes e Carlos André Carneiro de Oliveira, docente e discente, respectivamente, do curso de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Este texto foi apresentado no III ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFCG, OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA: CONTEXTUALIZANDO O DIA-A-DIA.
Isso nossos professores falam, mas por que nós alunos devemos mesmo estudar Matemática?
Imagine-se chegando a uma loja de carros; lá você pergunta ao atendente qual o preço de dois estilos diferentes A e B de um mesmo carro, ele informa e diz as vantagens de levar o carro A e não o B. Bem, o carro A tem um gasto de gasolina 12% menor que o B, tem o IPVA 8% menor que o B e ainda levando em consideração a valorização do carro A, seu preço aumentará crescentemente cerca de 2% ao ano, isso será rentável quando você quiser revendê-lo.
Você olha para o atendente e acredita que tudo que ele fala é realmente muito bom e leva o carro A, mas sinceramente não consegue perceber esta diferença, pois não entende de Porcentagem e Matemática Financeira.

E olha a Matemática aí, gente! Trata-se de um caso ilustrativo, mas pode acontecer a qualquer momento com qualquer conteúdo que envolve Matemática e qualquer um de nós.

Este é um pequeno exemplo da utilidade e importância desta ciência na nossa sociedade e na nossa vida. A matemática sempre esteve ligada a soluções de problemas da sociedade desde a antiguidade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida; nos dias atuais damos esta honra à tecnologia. Mas e de onde vieram e ainda vêm estas ideias tecnológicas? Grande parte das ferramentas utilizadas para gerar tecnologia tem como base conhecimentos matemáticos.

Esperamos que essas sejam algumas das razões pelas quais devemos estudar e apreciar esta ciência! As outras razões descobriremos ao longo da vida cotidiana.
Mãos à obra, vamos estudar Matemática!

Texto elaborado e apresentado nas apostilas do Curso Supletivo do colégio Alfa, o qual sou professora de Matemática no período noturno.

"Mostrar o por quê antes que perguntem pra quê!"

sábado, 12 de março de 2011

RPM - Revista do Professor de Matemática

Olá Pessoal!

Depois de algum tempo afastada do blog, resolvi aparecer novamente!

Desta vez a leitura a apontar é a RPM - Revista do Professor de Matemática. Durante a graduação ouvia vários comentários sobre a revista, mas com tantas disciplinas para estudar não conseguia ser leitora.
Há cerca de dois meses me associei ao site da RPM e assinei a revista.

Eu recomendo não só aos amigos professores de Matemática, mas aos interessados em Matemática em geral.
Muita informação interessante e um vasto repertório em artigos de conteúdos da graduação, pós-graduação e algumas dicas para elaborar aulas super "descoladas" e cheias de explicações que despertam a Matemática do cotidiano.

Para visualizar a edição do momento da RPM, visite o site: www.rpm.org.br

Aprovada!